đąđą TREMOR DE TERRA DE MAGNITUDE 2,8 ATINGE A REGIĂO E ASSUSTA MORADORES
đąđąMAIS NOTĂCIAS NA NOSSA PĂGINA NO FACEBOOK.
âĄïžâĄïž Movimento aconteceu na noite da terça (31) e foi sentido por moradores de Caconde, SĂŁo JoĂŁo da Boa Vista, SĂŁo JosĂ© do Rio Pardo, Vargem Grande do Sul e Poços de Caldas (MG).
Um tremor de terra de magnitude 2.8 na escala Richter (mR) foi registrado em Divinolùndia , na noite da terça-feira (31).
De acordo com o ObservatĂłrio SismolĂłgico da Universidade de BrasĂlia (UnB) o abalo, considerado de magnitude baixa, ocorreu por volta das 22h30, em uma ĂĄrea da zona rural.
Além de Divinolùndia, o tremor foi sentido por moradores de Caconde, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Vargem Grande do Sul (SP) e Poços de Caldas (MG).
Hå quatro meses, Divinolùndia também foi epicentro de um tremor de terra. Na época, a magnitude foi de 2.6 mR. Jå em fevereiro do ano passado, São Sebastião da Grama registrou tremor de terra de magnitude 2.1
Ao portal g1, uma mulher disse que a sensação é que era como se fosse um caminhão pesado na rua.
“Eu nĂŁo me assustei, a sensação foi a de um caminhĂŁo pesado passando. AĂ quando eu olhei as redes sociais, vi as postagens e comecei a ligar uma coisa na outra, e principalmente com o horĂĄrio.
Sobre abalos
De acordo com a Rede SismogrĂĄfica Brasileira (RSBR), tremores com magnitude de 2 a 4 sĂŁo semelhantes ao impacto da passagem de um veĂculo grande e pesado. Magnitude entre 4 e 6 quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca mĂłveis.
Ainda segundo a RSBR, magnitude entre 6 e 7 provoca danos em edifĂcios e destruição de construçÔes frĂĄgeis.
Magnitude entre 7 e 8 danos graves em edifĂcios e grandes rachaduras no solo e magnitude entre 8 e 9 provoca destruição de pontes, viadutos e quase todas as construçÔes e magnitude maior que 9 destruição total com ondulaçÔes visĂveis.
O Centro de Sismologia da Universidade de SĂŁo Paulo (USP) disse que o momento em que ocorreu o tremor as pessoas perceberam com mais facilidade por ter sido Ă noite em um horĂĄrio mais calmo.
âRecebemos diversos relatos de pessoas em DivinolĂąndia, SĂŁo JosĂ© do Rio Pardo, Vargem Grande do Sul, SĂŁo JoĂŁo da Boa Vista, SĂŁo SebastiĂŁo da Gram, Ăguas da Prata e Poços de Caldas (MG)â disse o Centro.
De acordo com o Centro de Sismologia da USP, tremores assim podem ocorrer em qualquer parte do paĂs e na maioria dos casos sĂŁo causados por pressĂ”es geolĂłgicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre. Ă pouco provĂĄvel que tremores como esse possam causar um dano sĂ©rio, apesar do susto e desconforto sentidos pela população.
Fonte: G1
đOutras notĂcias: www.canalpotencia.com.br
