đąđą DOZE TRABALHADORES EM SITUAĂĂO ANĂLOGA Ă ESCRAVIDĂO FORAM RESGATADOS NO SUL DE MINAS
đąđąMAIS NOTĂCIAS NA NOSSA PĂGINA NO FACEBOOK.
âĄïžâĄïž Doze pessoas foram resgatadas em situação anĂĄloga Ă escravidĂŁo, nas cidades de Campanha e Santa Rita do SapucaĂ, no Sul de Minas Gerais. De acordo com o MinistĂ©rio PĂșblico do Trabalho, um casal foi resgatado em uma fazenda de laranja, em Campanha, e recebia entre R$ 150 e R$ 200 por mĂȘs pelo serviço. JĂĄ em Santa Rita, dez pessoas foram retiradas de uma fazenda de colheita de cafĂ©.
Ainda segundo a MPT, uma investigação foi feita para apurar denĂșncia anĂŽnima sobre um casal que estaria trabalhando hĂĄ 8 meses na propriedade em Campanha, sem ĂĄgua potĂĄvel e uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Durante a fiscalização, foi identificado que alĂ©m da quantia mensal paga ao casal, havia castigo aos trabalhadores.
O alvo da denĂșncia, Paulo Alves Lima, jĂĄ foi condenado cinco vezes pelo mesmo crime e jĂĄ chegou a ser preso em 2013. Neste caso, ele nĂŁo comprovou o pagamento de salĂĄrios aos trabalhadores e nem a existĂȘncia de um contrato formal. O acerto rescisĂłrio do casal foi feito no dia 28 de fevereiro, em audiĂȘncia no MPT.
JĂĄ em Santa Rita do SapucaĂ, os empregados eram cobrados diretamente do salĂĄrio por alimentação, produtos de higiene e atĂ© os equipamentos de proteção individual. AlĂ©m de morar em alojamentos sem condiçÔes de higiene e com instalaçÔes sanitĂĄrias precĂĄrias. Um termo de ajustamento de conduta (TAC) foi assinado pelo empregador, que se comprometeu a nĂŁo manter trabalhador em condiçÔes anĂĄlogas Ă s de escravo em quaisquer de suas modalidades.
Neste ano, em todo o Brasil, autoridades resgataram 523 vĂtimas de trabalho anĂĄlogo Ă escravidĂŁo.
Fonte: G1
đOutras notĂcias: www.canalpotencia.com.br