Operação Dólos mira esquema fraudulento para obtenção de CNH
A Polícia Civil de Minas Gerais realizou, na manhã desta terça-feira (18/5), a operação Dólos, visando o combate a crimes contra a administração pública, organização criminosa, além de fraudes envolvendo a comercialização de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Três Corações, no Sul de Minas. Durante a ação, foram cumpridos oito mandados de prisão e sete de busca e apreensão em autoescolas e nas casas dos suspeitos. Equipamentos e documentos foram arrecadados no curso dos trabalhos.
Os presos na ação são proprietários e servidores de autoescolas, os quais estariam diretamente envolvidos na facilitação para a aquisição de CNH´s. As investigações apontam a liberação indiscriminada de candidatos das aulas presenciais, sem utilização de biometria, além de pagamento de valores a terceiros com a promessa de facilitação para a obtenção da CNH. Atraídos pelo esquema, candidatos de cidades vizinhas utilizavam-se de endereços falsos para transferir o prontuário para Três Corações, especialmente, após reiteradas reprovações em outros municípios.
Segundo o delegado Pedro Paulo Marques, “o inquérito policial está em fase final, com diversos elementos de provas que demonstram que esses exames estavam sendo fraudados e as CNH´s, comercializadas. As investigações já estão findando e muito em breve o inquérito policial será remetido à Justiça”.
Participaram da operação, coordenada pelo 6º Departamento de Polícia Civil em Lavras, 42 policiais civis.