Morre aos 81 anos o ex-Senador pelo Rio de Janeiro Hydeckel Freitas
Faleceu no Hospital de São Lourenço- MG neste domingo (11/07/2021), o ex-Senador da República Hydeckel de Freitas.
Antes de aposentar e vir morar em São Lourenço, Hydeckel teve uma vida política de sucesso no Estado do Rio de Janeiro, onde foi prefeito da cidade de Duque de Caxias na Baixada Fluminense por 2 mandatos, ele também foi deputado estadual 2 vezes, deputado Federal (2 mandatos) e Senador da República.
Atualmente Hydeckel estava residindo com o filho Hydeckel Júnior em São Lourenço no Sul de Minas, onde parte da família também reside.
Hydeckel estava internado (entubado) na U.T.I do Hospital São Lourenço tratando uma pneumonia e também tratava parte renal.
Hydeckel Freitas é pai do ex-prefeito de São Lourenço, Tenório Cavalcanti (Tenorinho) e sogro da ex- prefeita Célia Cavalcanti
Os filhos Hydeckel Júnior e Tenorinho são filhos, fruto do relacionamento com Sandra Cavalcanti (filha de Tenório Cavalcanti- o Homem da Capa Preta). Eles atualmente estavam separados.
Nascido na cidade de Porciúncula, mudou-se com os pais para Duque de Caxias com um ano de idade. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Gama Filho.
Foi eleito deputado estadual para dois períodos: 1963 a 1967, pelo Partido Republicano (PR) e 1971 a 1975, pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Nas eleições de 1974 concorreu, e saiu vitorioso, para deputado federal nos períodos de 1975 a 1979, pela ARENA, e de 1979 a 1982, pelo Partido Democrático Social (PDS).
Tornou-se prefeito interventor de Duque de Caxias de 1982 a 1984. Foi eleito por voto direto prefeito novamente do município para o período 1988 a 1992.
Suplente do senador Afonso Arinos, com a morte deste, Hydekel renunciou a prefeitura de Duque de Caxias e assumiu a cadeira no Senado, em 1990, pelo Partido da Frente Liberal (PFL). Assumindo o cargo, cumpriu o mandato de senador até 1995. Em 1996, concorreu novamente a prefeitura de Duque de Caxias, perdendo para José Camilo Zito no segundo turno.
Condecorações
Brasil Medalha da Ordem do Ipiranga
Brasil Medalha do Mérito Barão de Ayuruoca (1974)
Brasil Medalha do Mérito Mauá (1963)
Brasil Medalha do Mérito Duque de Caxias, no Grau Ouro
Brasil Medalha do Mérito Barão de Mauá
Brasil Títulos de Cidadãos Honorários de: Itaguaí, São João de Meriti, Magé, Duque de Caxias e de Barra Mansa.
Seu corpo será velado na Funerária Santa Clara em São Lourenço a partir das 16 horas e será levado à noite para o Estado do Rio de Janeiro-RJ, onde será sepultado.