📱📱 CARNE ESTÁ MAIS BARATA; PREÇOS DA PICANHA E DO FILÉ MIGNOM CAÍRAM

📱📱MAIS NOTÍCIAS NA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK.

âžĄïžâžĄïž Depois de 15 meses em alta, a carne estĂĄ mais barata no Brasil. Preços do filĂ© mignon e da picanha caĂ­ram em fevereiro.

NotĂ­cia boa para as amantes do churrasco. A carne estĂĄ mais barata no Brasil! Em fevereiro, os preços tiveram a maior queda dos Ășltimos 15 meses, de acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂ­stica.

Cortes como o da picanha, por exemplo, tiveram a maior redução: 2,63%. Jå o valor do filé mignon caiu 1,77%, e pode ser reduzido mais ainda. A queda foi pouca mas representativa, depois de tanto tempo em alta.

Depois da escalada de preços que parecia nĂŁo acabar mais, consumidores comemoram a novidade e dizem que a carne começa a voltar ao prato de parte dos brasileiros. E o melhor: a tendĂȘncia Ă© de mais queda nos prĂłximos meses.

Motivo da redução nos preços da carne
Analistas de mercado e economistas tĂȘm trĂȘs explicaçÔes para essa queda:

– A quaresma, quando o consumo de carne bovina cai aqui no paĂ­s

– A queda no preço das raçÔes, que sĂŁo usadas para engordar os animais

– E a suspensĂŁo das exportaçÔes para a China, por causa de um caso atĂ­pico do mal da vaca louca, no ParĂĄ.

Lei da oferta e da procura

O presidente do Sindicato dos Donos de Açougues de Goiås, Sílvio Carlos Brito disse que a lei da oferta e da procura também pressionou os preços para baixo.

“A gente entende que esse preço se mantĂ©m, pela oferta que nĂłs temos hoje do produto [a carne bovina] e tambĂ©m pela reação do consumidor. NĂłs temos as vendas estĂĄveis tambĂ©m, sem qualquer aquecimento”, afirmou ao Jornal Nacional. E Silvio Carlos Brito foi alĂ©m: disse que a tendĂȘncia Ă© o valor da carne continuar caindo.

“A perspectiva Ă© que esse preço se mantenha, atĂ© com uma tendĂȘncia de queda”, afirmou.

Mas apesar dessa queda, o preço da carne continua alto para a maioria dos brasileiros, que vive de um salĂĄrio mĂ­nimo por mĂȘs. Para eles, o churrasco do fim de semana ainda estĂĄ longe.

“Principalmente para os brasileiros de baixa renda. Quanto menor a renda da famĂ­lia, mais distante da carne o brasileiro tende a ficar nesse momento”, disse o economista da FGV AndrĂ© Vaz. Ele lembrou ainda que o valor da carne subiu muito nos Ășltimos anos e precisa cair bem mais para que todos tenham acesso.

“A carne nĂŁo para de subir hĂĄ anos. EntĂŁo, como o consumidor jĂĄ viu o preço da carne se distanciar muito do que ele pagava quatro anos atrĂĄs, obviamente ele nĂŁo vai se contentar com uma queda pouco superior a 1%. Isso Ă© muito pouco para convidĂĄ-lo a colocar carne no seu carrinho de compras”, concluiu.

Fonte: G1

📍Outras notícias: www.canalpotencia.com.br