Decreto autoriza atividades curriculares presenciais no sistema híbrido em São Lourenço

O prefeito Lessa editou, nesta terça-feira (31/08), o Decreto Municipal Nº 8.480 que autoriza o início das atividades curriculares no sistema híbrido nas escolas públicas e privadas em São Lourenço a partir da segunda-feira (13/09).

A autorização é válida para as aulas presenciais da educação básica e ensino superior e deverá seguir as normas do Protocolo Municipal Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, construído em consonância com o plano Minas Consciente.

As atividades presenciais não serão obrigatórias e as instituições de ensino deverão consultar os pais e/ou responsáveis que poderão optar por continuarem no sistema remoto ou pelo formato híbrido, onde o aluno fará aulas presenciais e online.

Para o retorno das atividades no sistema híbrido, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação (SME), realizou diversas reuniões para a construção do Protocolo Municipal Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais. O diálogo para definição aconteceu com a Secretaria Municipal de Saúde, comunidade escolar (alunos, pais, profissionais e sociedade civil), Câmara Municipal, Defensoria Pública e Ministério Público. 

*Preparação das escolas*

As escolas municipais foram preparadas para receber os alunos com álcool em gel, tapete sanitizante, distanciamento entre as carteiras escolares, demarcação de espaços, acrílico nos setores de atendimento, disponibilização de EPIs para os profissionais, sala de isolamento para crianças que apresentarem sintomas, entre outros.  

*Capacitações na Rede Municipal*

Para o retorno das atividades presenciais, os profissionais estão recebendo capacitações para aprimorar seus conhecimentos neste momento atípico causados pela pandemia. As capacitações são voltadas para o atendimento ao aluno com dificuldades de aprendizagem, o novo modelo de ensino e aprendizagem, a autoestima e a motivação dos profissionais e as metodologias ativas na educação.

Os cursos foram direcionados para professores, supervisores, psicopedagogos e diretores.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e interiores

 
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