Itanhandu confirma primeiro caso de COVID- 19 (Coronavírus) da cidade
Hospital São Lourenço não confirma se a paciente se recupera na instituição.
A Vigilância Epidemiológica de Itanhandu- MG- (Terras altas da Mantiqueira), confirmou nesta terça-feira (07/04), o primeiro caso de COVID19 (Coronavírus) na cidade. Trata- se de uma paciente de 59 anos do sexo feminino.
A Prefeitura de Itanhandu, através de comunicado postado na rede social afirmou que a paciente está internada fora da cidade e vem se recuperando bem. No comunicado, a prefeitura também esclarece que todas as pessoas que tiveram contato com a mulher já vinham sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica do município e foram colocadas em quarentena independente de apresentarem ou não os sintomas do COVID- 19 (Coronavírus). Todas essas pessoas seguem sendo acompanhadas diariamente pela equipe de epidemiologia de Itanhandu de acordo com o comunicado divulgado hoje pela prefeitura daquela cidade.
Vale ressaltar que o Hospital São Lourenço é tido como referência e foi preparado para receber os pacientes da região infectados com o COVID- 19.
A reportagem do Canal Potência entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital de São Lourenço para saber se a paciente de Itanhandu está internada aqui, mas o assessor se limitou a dizer que não lhe passaram nada nesse sentido.
De acordo com o Ministério da Saúde os hospitais de referência para atendimento de eventuais casos graves do novo coronavírus foram escolhidos como medida preventiva pelos gestores locais por terem ampla capacidade de atendimento com profissionais especializados para situações de risco à saúde pública. Os eventuais pacientes com casos graves do novo coronavírus devem ser encaminhados para esses hospitais de referência definidos para isolamento e tratamento.
A microrregião de São Lourenço tem cerca de 262.449 habitantes. Itanhandu faz parte da microrregião atendida pelo Hospital São Lourenço.