Prefeitura promove 2º Seminário sobre implantação da Coleta Seletiva
Na próxima quarta-feira (30) a Prefeitura de São Lourenço vai receber o segundo, dos quatro seminários sobre a implantação do sistema de Coleta Seletiva no município, promovido pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e Instituto Gesois, que acontecerá no plenário da Câmara Municipal, as 9h.
Neste encontro, será apresentado o projeto físico-financeiro para executar a alternativa adotada para a implementação da coleta seletiva no município. O avanço da coleta seletiva tem sido considerável, visto que no início da campanha em março, eram recolhidos cerca de 300kg de resíduos por dia, e no mês de setembro, atingiu a 9 toneladas/dia.
A implantação da coleta está sendo realizada pelo SAAE através da COOPRECI na realização do recolhimento dos materiais recicláveis.
Junto com esta iniciativa, a Prefeitura através da Secretaria de Educação, do Consórcio Cidesea, e COOPRECI, está promovendo o Programa Reculturar, que funciona com a conscientização de alunos da rede de ensino do município, sobre a importância da coleta seletiva. Os estudantes estão trazendo de casa os materiais recicláveis para serem recolhidos pela cooperativa.
O 1º Seminário aconteceu em Junho
São Lourenço foi selecionado junto com apenas 18 cidades do Estado de Minas Gerais para receber este apoio da FEAM na elaboração e gerenciamento dos projetos, pesquisas e consultoria sobre o tema. Desde março de 2019, o Instituto Gesois vem realizando uma série de análises na cidade junto ao SAAE e à COOPRECI para verificar os pontos positivos e negativos relacionados à coleta, e a partir de então, facilitar o trabalho no município. Na ocasião, foram apresentados os resultados dos primeiros diagnósticos verificados no município no que se refere à coleta de lixo.