Vacinação contra a Covid-19 avança em São Lourenço por idade e trabalhadores da indústria
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, avança na vacinação contra a Covid-19. Desta vez serão imunizadas as pessoas com idade entre 49 e 51 anos e os trabalhadores de indústrias.
Para as pessoas que receberão a dose de acordo com a idade, a imunização acontece ainda esta semana, entre os dias 7 e 9 deste mês. Na quarta-feira (07/07) serão imunizadas as pessoas com 51 anos. Na quinta-feira (08/07) será a vez daquelas com idade de 50 anos e na sexta-feira (09/07) de 49 anos.
As doses estarão disponíveis nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e será aplicada a vacina que estiver disponível. As pessoas precisam levar o comprovante de endereço, CPF, documento com foto e o Cartão Nacional de Saúde.
Já os trabalhadores de indústria serão imunizados após a empresa enviar um ofício para a Secretaria Municipal de Saúde informando quem são os trabalhadores por meio de uma listagem. A vacinação vai ocorrer em estabelecimentos industriais com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) já pré-estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS).
Entre os estabelecimentos com CNAE autorizados a receber a vacinação estão os fabricantes de bebidas, alimentos, móveis, manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, reparação de veículos automotores e motocicletas, construção de edifícios, coleta, tratamento e disposição de resíduos, esgoto e atividades relacionadas, entre outros.
“As empresas deverão enviar a listagem com os nomes e quantitativos dos funcionários que ainda não foram imunizados para que seja realizado o agendamento da vacinação. O prazo para envio da listagem é no dia 15 de julho”, informou Ricardo Luiz Christo Coelho, secretário Municipal de Saúde.
Segunda dose
O secretário de Saúde ainda lembrou as pessoas com idade entre 60 e 69 anos que foram imunizadas com a AstraZeneca e não tomaram a segunda dose para procurarem uma das UBS de acordo com a data que consta que no cartão de vacinação.
“É muito importante que os idosos nessa faixa etária procurem as UBSs para receberem a segunda dose e fiquem com a imunização completa. Apenas uma dose não é o suficiente para que a pessoa esteja totalmente imunizada”, disse o secretário.
“A vacina de segunda dose está garantida para todos que receberam a primeira, porém é necessário seguir a data que está no cartão de vacinação. Não há necessidade de comparecer a uma das UBS antes do prazo que está no cartão de vacinação”, destacou o secretário.