TCEMG FISCALIZA A CASA DE CARIDADE DE SÃO LOURENÇO E OUTROS TRÊS HOSPITAIS DA REGIÃO
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE MG), realiza desde ontem, terça-feira (05/11), a Operação Saúde. A ação é inédita, conta com mais de 100 servidores envolvidos, e está presente, de forma simultânea, em diversos municípios, fiscalizando unidades de saúde em todo o estado. Da sede do Tribunal de Contas, uma equipe recebe em tempo real todas as informações relacionadas aos itens de fiscalização, que são encaminhadas pelos auditores. A partir do momento que o auditor detecta alguma irregularidade, de dentro do hospital ele preenche um questionário eletrônico, que automaticamente é encaminhado a uma sala de comando e controle montada no TCE mineiro.
As equipes de fiscalização chegam nas instituições sem um aviso prévio.
Os analistas do TCEMG estão vistoriando 27 unidades de saúde em todas as regiões do estado. Se for constatada alguma irregularidade, o Tribunal irá tomar as providências para melhorar e sanar os problemas o mais rápido possível.
A Fiscalização Ordenada na Saúde tem por objetivo avaliar a qualidade do serviço prestado na saúde pública, utilizada por 70% dos mineiros.
No balanço das ações de ontem, terça-feira (05/11), até às 17h, os servidores do Tribunal encontraram diversos equipamentos médico-hospitalares, como ventilador, eletrocautério, incubadora para recém-nascidos e cardiotocógrafo, que não eram utilizados pelas unidades, sejam por estarem quebrados ou serem obsoletos. Além disso, em 93% dos hospitais e UPAs visitados, a escala de jornada de trabalho dos médicos não estava em local acessível ao público.
Outros pontos críticos encontrados foram acondicionamento equivocado de resíduos sólidos, medicamentos vencidos e controle manual (folha de ponto) de frequência dos médicos. Em 90% das unidades visitadas não há relatórios gerenciais acerca do tempo médio de espera do usuário para ser atendido. Já em 80%, não há divulgação para os pacientes das especialidades médicas ofertadas pela UPA ou hospital. A fiscalização continua hoje (06/11), de forma simultânea em todo o estado.
No Sul de Minas, as instituições fiscalizadas são: O Hospital Bom Pastor, em Varginha, Hospital de Clínicas de Itajubá, Casa de Caridade de São Lourenço e a UPA de São Sebastião do Paraíso.
O relatório final das visitas ainda não foi divulgado pelo TCEMG.