MAIS DE 160 PÁSSAROS SILVESTRES SÃO RESGATADOS EM VARGINHA NO SUL DE MINAS
A Polícia Militar Ambiental resgatou neste domingo (17/11), em Varginha no Sul de Minas, mais de 160 pássaros silvestres que estavam sendo transportados no porta malas de um veículo em situação de maus tratos. Três pessoas que estavam no veículo foram presas (o motorista e um casal de passageiros). Aos policiais, o casal que estava no carro disse que não sabia que havia pássaros nas caixas dentro do porta malas, mas que viram quando elas foram colocadas no automóvel.
O flagrante aconteceu no bairro cidade nova e de acordo com a polícia, 127 pássaros trinca-ferro em fase adulta e outros 36 filhotes foram resgatados com vida; outros três já estavam mortos. Ainda de acordo com os militares, também foram apreendidos aproximadamente R$46 Mil Reais em dinheiro e cheques.
Os policiais interceptaram o veículo após receber informações de que um criador amador iria realizar o transporte das aves para o Rio de Janeiro e com a ajuda de um drone, conseguiram êxito na ação.
Os policiais também foram até a casa do criador dos pássaros fazer uma vistoria e lá apreenderam ainda um Azulão e outro Trinca-Ferro que estavam em situação irregular. No imóvel também foram apreendidos materiais para captura e gaiolas diversas. Ao final da ocorrência, os pássaros foram levados para o Instituto Estadual de Florestas (IEF), onde serão avaliados e cuidados até a soltura de volta para a natureza.
Um quarto suspeito de participar do “esquema” também acabou preso. Todos os quatro foram conduzidos para a delegacia e responderão na justiça por crimes ambientais, maus-tratos e formação de quadrilha. Também foram aplicadas multas administrativas no valor de 200 mil UFEMGs (Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais).
Com informações da Polícia Militar Ambiental