SÉRIE DE PALESTRAS E DE CURSOS GRATUITOS SERÁ REALIZADA EM SÃO LOURENÇO

De 07 a 18 de fevereiro de 2022, a Associação Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia das Águas (Área das Águas) vai realizar, em São Lourenço, a Quinzena do Profissional – uma série de palestras e cursos, online e presencial. O evento, que tem o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas no link-  https://areadasaguassite.wixsite.com/home/quinzena

Durante o evento, serão apresentadas quatro palestras e quatro cursos com profissionais, professores, pesquisadores, doutores e mestres, atuantes em diferentes segmentos do mercado. Estão previstos os cursos de “Cidades Inteligentes”; “Compostagem”; “Tecnologia 5G”; e “Valorização Ambiental”. Já as palestras são com os temas “Planejamento e Controle de Obras de Pequeno e Médio Porte”; “Cidade e o Código Florestal”; “Energia Fotovoltaica”; e “Gestão de Recursos Hídricos e Eventos Extremos”. Segundo o presidente da entidade, engenheiro ambiental Juan Mariel Lopes, o objetivo é difundir conhecimento e ciência para os profissionais e comunidade em geral. “Vamos tratar de temas atuais que podem ser úteis para o desenvolvimento, planejamento, ideias e soluções para os municípios e, consequentemente, para a sociedade”, afirma Juan Lopes.

Chamamento público – Para a realização do evento, a Área das Águas recebeu do Crea-MG quase 90 mil reais por meio do Chamamento Público de 2021 do Crea-MG. O Termo de Colaboração entre o Conselho e a entidade foi assinado em reunião realizada no dia 13 de setembro de 2021, em Belo Horizonte. Para o presidente do Conselho, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, "o chamamento é um importante instrumento de valorização para as entidades de classe registradas no Conselho”.

O Chamamento Público do Crea-MG tem como objetivo incentivar o aperfeiçoamento profissional; o fortalecimento das ações de fiscalização; a divulgação das profissões abrangidas pelo Sistema, do Código de Ética Profissional e legislação da área, além da conscientização sobre a importância do registro profissional e da ART e acervo técnico. O chamamento está de acordo com a Lei 13.019/2014, o Decreto 8.726/2016 e a Resolução 1.075/2016, que estabelecem regras para parcerias envolvendo transferências de recursos financeiros entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação.