📱📱 OVOS DE CHOCOLATE ESTÃO ATÉ 18% MAIS CAROS NESTE ANO, AFIRMA ABRAS

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âžĄïžâžĄïž O coelhinho vai ter mais dificuldades para presentear as crianças com os tradicionais ovos de pĂĄscoa neste ano, por conta dos preços cada vez mais caros. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os preços desses produtos estĂŁo, em mĂ©dia, 13% a 18% mais caros em 2023.

O levantamento indica que os supermercadistas estĂŁo investindo na variedade de opçÔes de ovos e de bombons para este ano. Os donos desses estabelecimentos informaram que, em mĂ©dia, 20% de todas as encomendas para a PĂĄscoa foram distribuĂ­das para ovos de 100g a 521g — alĂ©m dos que vĂȘm com brinquedos ou brindes, que sĂŁo os mais escolhidos pela criançada.

JĂĄ os miniovos, coelhos e barras de chocolate de 60g atĂ© 101g devem representar 25,1% do volume total de vendas relacionadas a esta data e os bombons de 77g a 250g, representarĂŁo 26,7% do montante geral. “É importante a gente ver que a fabricação de ovos vem em algo em torno de 6 a 8 meses antes e uma grande parte desses custos de produção Ă© o investimento em estoque”, comentou o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.

Mesmo com a carestia, a associação prevĂȘ, em seu estudo, que o consumo total, em volume, deve aumentar em torno de 15% na PĂĄscoa deste ano. AlĂ©m do tradicional ovo, outros itens devem alavancar o aumento do consumo na data, como a colomba pascal de chocolate, com aumento de 14,4% nas vendas e a colomba pascal de frutas cristalizadas, no qual se espera uma elevação de 23,8%.

Outros produtos também devem puxar o crescimento as vendas, como é o caso dos peixes em geral (19,6%), bacalhau (18,9%), ovos de galinha (17,3%), batata (15,4%), azeitona (14,4%) e azeite (14,3%), considerados pela associação como os itens de almoço que mais devem ser comercializados neste período.

No ramo das bebidas, o consumo deve ser alavancado pela cerveja (23,7%), vinho importado (20,6%), suco (19,3%), refrigerante (18,7%) e vinho nacional (17,7%).“A PĂĄscoa Ă© o momento em que as famĂ­lias buscam produtos de maior qualidade como pescados, bacalhau, azeites, vinhos, cervejas e os tradicionais chocolates, tanto em barras quanto em ovos de chocolate para o consumo ou para presentear”, analisa Milan.

No entanto, para o economista-sĂȘnior da Confederação Nacional do ComĂ©rcio de Bens e Serviços (CNC), FĂĄbio Bentes, o aumento no volume de vendas para este ano ainda deve ser menor que o de 2019, antes da pandemia. “A razĂŁo para isso Ă© o fato de que a gente ainda vive uma inflação de alimentos muito forte no Brasil e a PĂĄscoa Ă© uma data onde hĂĄ um consumo muito maior de alimentos do que outros tipos de produtos. EntĂŁo isso vai afetar o desempenho na PĂĄscoa deste ano”, analisa.

O economista tambĂ©m reforça que hĂĄ alguns indĂ­cios que apontam para uma PĂĄscoa mais modesta em 2023. Entre eles, ele ressalta o aumento de importaçÔes de produtos como chocolate e bacalhau, que, de costume, sĂŁo muito vendidos nesta Ă©poca. “Isso, mesmo considerando que a taxa de cĂąmbio do dĂłlar recuou um pouquinho – cerca de 5% – entre a PĂĄscoa de 2022 e a de 2023”, aponta o economista.

Fonte: EstadĂŁo

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