Confira 8 dicas para aproveitar a Black Friday
As ações de Black Friday já começaram a aquecer o varejo em Minas. A data, uma das mais importante para o comércio no segundo semestre, é propícia para quem deseja adiantar as compras de Natal ou adquirir aquele produto tão sonhado. Segundo pesquisa da Fecomércio MG, cerca de 40% dos consumidores aguardam a época para ir às compras e 50% planejam gastar mais de R$ 500 no período.
A maioria dos consumidores (62%), inclusive, pode ir às compras mesmo sem planejamento, caso os descontos sejam atrativos. Mas é preciso ter cautela para não desequilibrar as contas ou cair em armadilhas. “Antes de ir às compras, é essencial se planejar financeiramente e pesquisar as ofertas para o produto que deseja”, ressalta o economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.
Do ponto de vista comercial, são várias as razões que levam o empresário a aderir à data, segundo a analista de relacionamento da Fecomércio MG, Aline Grazielle. Acabar com estoques, fazer giro de mercadorias para o Natal e, claro, aumentar as vendas. Por isso, separamos algumas dicas para quem deseja aproveitar a Black Friday – seja para vender mais ou comprar novos produtos.
Dicas ao consumidor
- Tenha um objetivo: identifique qual produto você quer ou precisa. Faça pesquisas em vários sites e filtre suas preferências. Assim você economiza tempo e dinheiro no momento das buscas.
- Identifique o valor regular: pesquise o valor do produto antes do anúncio da oferta. Confira se a promoção é realmente uma oportunidade e não “a metade do dobro do preço”.
- Pesquise os fornecedores: faça compras com empresas que possuem bom histórico e comentários positivos de clientes. Muitos sites de busca reúnem esses dados conforme o produto e os comentários sobre a entrega.
- Estude as formas de pagamento: algumas promoções possuem condições especiais à vista, uma ótima opção na hora de economizar. Por outro lado, o uso do cartão de crédito sem juros pode ser a solução para realizar mais de uma compra, se você estiver sem dinheiro. Se a comprar for a prazo, planeje-se e tente pagar as prestações sem se endividar.
Dicas ao empresário
- Não engane o cliente: jamais ‘maquie’ as promoções, manchando, assim, a reputação da empresa. O ideal é aproveitar a Black Friday para oferecer descontos imbatíveis, pelo menos em algum artigo da loja.
- Negocie com os fornecedores: desta forma, é possível garantir um mix de produtos atrativos ao consumidor e repor rapidamente os estoques para itens que possuam alta procura, não frustrando o cliente.
- Tenha atenção às vendas on-line: o site precisa ser todo conferido, do conteúdo ao funcionamento dos links. Verifique inclusive, se o servidor suportará o aumento das visitas durante as promoções, garantindo uma boa experiência ao usuário e a conclusão da compra.
- Fidelize o cliente: aproveite a data para ativar os canais de comunicação e manter o cliente. Com informações mais precisas sobre o perfil desse consumidor, seus interesses e desejos, é possível criar campanhas mais diretas e assertivas.