Estudantes de São Lourenço participam da Plenária Regional do Parlamento Jovem

Quase cem estudantes de seis cidades do Sul de Minas ocuparam os lugares dos vereadores nesta terça-feira (13.08). Em Maria da Fé, eles participaram da Plenária Regional do Parlamento Jovem e debateram sobre propostas para diminuir a “Discriminação Étnico-Racial”, tema do projeto este ano.

O evento começou às 09h com a divisão dos estudantes em grupos de trabalhos e se encerrou às 18h30 com a eleição dos representantes do Polo Sul de Minas II na Etapa Estadual. Estiveram na Plenária alunos do Ensino Médio de Brazópolis, Itajubá, Itanhandu, Maria da Fé, Marmelópolis e São Lourenço.

Das 36 propostas levadas pelos jovens, seis foram priorizadas e serão encaminhadas a Belo Horizonte para a próxima fase do projeto, que ocorrerá em setembro. Na ocasião, estudantes de 16 regiões do estado se encontrarão na Assembleia Legislativa para a definição do documento final.

A Plenária Regional contou com a presença do presidente da Escola do Legislativo de São Lourenço, Ricardo de Mattos, e do vice, Isac Ribeiro. Também acompanharam a atividade os vereadores Henrique Cezar Bernardes (presidente da Câmara de Maria da Fé), Rodrigo Braga (Maria da Fé), Arildo Honorato (presidente da Câmara de Marmelópolis), Rodrigo Ribeiro (Marmelópolis) e Luiz Paçoca (Itanhandu).

Mais sobre o PJ

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política cujo objetivo é levar aos participantes um conhecimento maior a respeito do Poder Legislativo. Durante as atividades, estudantes do Ensino Médio têm uma experiência real da prática parlamentar. O PJ é  desenvolvido desde 2004 pela  Assembleia de Minas Gerais e PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica), em parceria com as Câmaras Municipais do estado.

Todos os anos, as propostas aprovadas na Plenária Estadual são enviadas, por meio do Comitê de Participação Popular da Assembleia, aos deputados. Eles podem transformá-las em leis, como já aconteceu em edições anteriores do projeto.