Fila Zero prossegue com consultas cardiológicas para pacientes pré-agendados
Será realizado no próximo sábado (21/08) mais uma etapa de ações do Programa Fila Zero. Desta vez, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai disponibilizar consultas cardiológicas. Ao todo serão atendidas 50 pessoas que já estão agendadas e estavam na fila de espera pelo procedimento.
O objetivo do programa Fila Zero, de iniciativa do prefeito Lessa, é acabar com a fila de espera da população por consultas e exames especializados em diversas especialidades médicas. Implantando no início do ano, o programa, somente na cardiologia, já atendeu 150 pacientes que já aguardavam até por mais de um ano pela consulta.
As consultas e procedimentos de pacientes do Programa Fila Zero acontecem aos sábados, onde a Policlínica Municipal é aberta, a partir das 7h, somente para as consultas de procedimentos agendados previamente.
Com a realização de consultas e procedimentos aos sábados, o Fila Zero já acabou com a espera de mulheres que estavam na fila para a realização de mamografia. O término da fila de espera pela mamografia faz com que os procedimentos voltem a serem realizados em tempo oportuno e sigam o fluxo normal de encaminhamento e atendimento.
Quando solicitado o procedimento pelo médico das Unidades Básicas de Saúde (UBS), é realizado um cadastro da paciente no Sistema Nacional do Câncer (SISCAN), que faz o agendamento no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), o Antigo Centro Viva a Vida. No dia seguinte a paciente já saberá a data do exame e no prazo máximo de 20 dias o procedimento é realizado. Na próxima etapa do mutirão no CEAE serão zeradas a espera pelo ultrassom de mama.
*Outras especialidades*
Outra especialidade que vem tendo atenção do Programa Fila Zero é a oftalmologia. Ao todo já foram atendidas 125 pessoas e mais 150 ainda aguardam o atendimento oftalmológico. Para isso, o time de oftalmologista já foi reforçado com a contratação de mais um especialista.
Além da contratação de mais um oftalmologista, o Governo Municipal já providenciou a contratação de médicos vascular, urologista, proctologista e gastroenterologista. Os exames de ressonância magnética, endoscopia e colonoscopia estão sendo realizados de acordo com as prioridades médicas e clínicas. A ortopedia é outra especialidade que está passando por ampliação de consultas para atender a população.