Nunca é demais reforçarmos a importância do COMBATE AO CÂNCER DE MAMA!

Sinais e sintomas: nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor (é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher); pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos. Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

Assim, é importante que elas observem as mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Caso permaneçam as alterações, é importante procurar logo os serviços de saúde, para avaliação diagnóstica. A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

O Serviço de Oncologia do Hospital São Lourenço funciona em prédio anexo ao Hospital, à Rua Senador Soares dos Santos, s/nº (esquina com a Rua Madame Schimidt). Para se chegar a um diagnóstico que indique a ocorrência do câncer ou, mesmo, buscar a transferência de atendimentos já iniciados em outros locais, é preciso marcar uma consulta médica – pessoalmente ou pelo telefone (35) 3339-2058.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, flor e texto que diz "HOSPITAL SÃO LOURENÇO Troque o medo pela coragem. Vamos todas lutar contra o câncer de mama! Outubro Rosa f Outubroo amor! Prevenivéumat"