Saúde destaca importância da prevenção diagnóstico precoce e tratamento das IST/AIDS

Tem início hoje, quarta-feira (01/12),  o Dezembro Vermelho, que é o mês da Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Por isso, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e tratamento das doenças.

Além do HIV/Aids, as ISTs são a Sífilis, hepatites B e C, herpes genital, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), e podem ser adquiridas por meio de relações sexuais desprotegidas – sem o uso de preservativos masculinos ou femininos, transfusões de sangue, compartilhamento de seringas, dentro outros comportamentos de risco.

Os preservativos e testes são disponibilizados gratuitamente nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Serviço de Assistência Especializada (SAE)/ Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, que atende ainda os municípios pertencentes a microrregião de saúde e Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) Circuito das Águas.

Para realizar a testagem basta que a pessoa vá até uma das UBS ou ao SAE/CTA, que fica localizado ao lado do Centro Viva Vida, portando um documento com foto. O exame é gratuito e o diagnóstico precoce faz com que o tratamento das doenças seja mais eficaz em caso de resultado positivo. Ao procurar o exame, são realizados, junto com HIV/AIDS, testes para detecção da Sífilis e Hepatites B e C. 

“O resultado sai em até 20 minutos e é entregue somente para o paciente devidamente identificado por documento com foto, garantindo assim o sigilo. Caso o resultado seja positivo, é realizado um novo teste com outra metodologia para confirmação. Sendo os dois testes positivos, o paciente passa pela equipe de saúde do SAE/CTA composta por enfermeira, psicóloga e assistente social. Ele recebe as informações sobre a doença e o tratamento. A partir daí, é agendada uma consulta médica para o início do tratamento”, explicou Fabiola Castro, gerente do SAE/CTA da Secretaria Municipal de Saúde.

“Após esse processo, o paciente passa a ser acompanhado pelo serviço, onde são realizados periodicamente exames para verificação da carga viral e a quantidade de células de defesa do organismo, além da disponibilização dos medicamentos. Tudo é feito gratuitamente e com total sigilo e descrição”, complementou a gerente. 

– IST/AIDS em números

Atualmente, o SAE/CTA de São Lourenço, que atende aos municípios pertencentes a microrregional de saúde e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), faz o acompanhamento de 336 pacientes em tratamento do HIV, sendo 114 de São Lourenço e 222 da microrregião.