Sul de Minas registra mais 21 novos casos de COVID- 19, total de infectados chegou a 1.026

De acordo com o Boletim da COVID- 19 (coronavírus) divulgado hoje (30/05) de manhã pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), a região do Sul de Minas tem 21 novos casos positivos para a doença. No total, são 1.026 casos confirmados. Deste total, 31 casos evoluíram para óbito.

Os novos casos confirmados e incluídos no boletim deste sábado são nas seguintes cidades: Extrema (4), Varginha (3), Passos (2), Alfenas (2), Perdões (2), Pouso Alegre (2), Campo Belo (1), Carmo do Rio Claro (1), Paraisópolis (1) e Serrania (1), também foram registrados os primeiros casos em Vargem (1) e Capetinga (1).

A cidade de Pouso Alegre continua sendo a que tem mais casos confirmados da região, lá já são 114 confirmações de COVID-19, com três óbitos.

Veja abaixo os números das 15 cidades com mais casos da COVID- 19 no Sul de Minas:

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Divergência de números

Atenção para as divergências nos números de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG, algumas vezes eles estão diferentes dos anunciados por prefeituras através de seus boletins epidemiológicos.

 

Nestes casos, a SES- MG informa:

 

“Assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, uma triagem é realizada com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso. Após definir como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado. O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário. Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto a casos confirmados”.

 

Nenhuma descrição de foto disponível.