Barreiras sanitárias em São Lourenço funcionam em caráter educativo
A Prefeitura de São Lourenço iniciou as barreiras sanitárias nas três entradas da cidade. A ação é uma das medidas utilizadas pelo Governo Municipal para conter o avanço do novo coronavírus na cidade e integra o protocolo da Onda Roxa, do Plano Minas Consciente.
As barreiras montadas próximo ao aeroporto, rodoviária e entrada do Vale dos Pinheiros tem o caráter educativo e orientador das pessoas que entram na cidade. Os trabalhos da barreira são exercidos por turnos de três servidores, em cada uma, entre 8h e 20h. O agente de trânsito para os veículos enquanto os demais fazem a abordagem. Na abordagem, os ocupantes dos veículos são questionados quanto a existência de alguns dos sintomas da Covid-19. Se a resposta for positiva, a pessoa tem a temperatura aferida e é escoltada até o atendimento a Síndromes Gripais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).
– Mais ações
Além das barreiras sanitárias, o Governo Municipal está montando uma tenda de apoio ao atendimento as síndromes gripais no estacionamento do Parque das Águas com equipe de médicos e profissionais de enfermagem para a testagem rápida. Os pacientes serão avaliados e o médico decidirá pelo tratamento inicial dos sintomas.
O Governo Municipal ainda está intensificando a campanha pelas medidas de prevenção: uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social e não fazer aglomerações. Outras campanhas em curso é a não automedicação e o incentivo a vacinação. A vacinação no município está sendo intensificada com o apoio de todas as secretarias do Governo, Defesa Civil, SAAE, Polícia Militar e Bombeiros. As secretarias apoiam a saúde com estrutura física, material de consumo, logística, servidores, etc.
De acordo com o último vacinômetro, divulgado no dia 06/04, em São Lourenço, até o momento, foram aplicadas 9.988 doses, sendo 7.057 vacinadas em primeira dose e 2.931 com segunda dose.