Ação promove entrega voluntária de animais silvestres no Sul de Minas
Animais silvestres, sejam eles criados irregularmente ou de tutores que não têm mais interesse em mantê-los em sua residência, poderão ser entregues voluntariamente, entre 15 e 17/7, na Superintendência Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas, em Varginha. Os animais poderão ser entregues das 9h às 15h.
A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Diretoria Regional de Fiscalização do Sul de Minas e apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), pretende também conscientizar a população acerca do cativeiro irregular de animais da fauna silvestre.
Somente serão recebidos animais silvestres, não sendo possível a entrega de animais domésticos e exóticos, tais como: cachorros, gatos, cavalos, canários-belga, entre outros.
Quem cria alguma espécie de animal silvestre sem a devida autorização ou legalização terá a oportunidade de realizar a entrega voluntária, sem aplicação de penalidades. De acordo com a Lei Federal 9.605 de 1998, é crime ambiental “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”.
Os animais recebidos passarão por avaliação veterinária e serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Juiz de Fora para reabilitação e posterior reintegração à natureza.
Denúncias a respeito de animais silvestres sob guarda irregular podem ser feitas no número 155 ou no 181 da Polícia Militar.
Outras informações sobre a entrega voluntário podem ser obtidas pelos telefones: (35) 3229-1935 / 3229-1982 / 3229-1930.
Serviço:
Entrega voluntária de animais silvestres – Sul de Minas
Data: de 15 a 17 de julho
Horário de entrega: 9h às 15h
Local: Sede da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas
Endereço: Avenida Manoel Diniz, 145, Industrial JK – Varginha (MG)
Mais informações: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – (31) 3915-1845 / 18