Barreiras sanitárias foram encerradas nesta segunda-feira (21/09) em São Lourenço
A Prefeitura de São Lourenço, através da Secretaria de Saúde, informa que as atividades dos funcionários nas barreiras sanitárias foram encerradas nesta segunda-feira (21/09).
As barreiras estavam ativas desde março, a princípio, de forma restritiva com todos que entravam no Município, realizando o cadastro e notificando as pessoas para que ficassem de quarentena em casa, e orientando aqueles que apresentavam qualquer sintoma da doença.
A partir do momento que o contágio do COVID19 passou a ser por transmissão comunitária em todo Brasil, onde não se sabe a origem do transmissor, não foi necessário mais continuar realizando as notificações de quarentena, e as barreiras passaram a ser educativas.
Sendo assim, a decisão de encerrar tais atividades se dá após análise do cenário do COVID19 no município, que se encontra de forma estável, não ocorrendo o aumento contínuo no número de internações no Hospital São Lourenço. Além disso, o Município se encontra na onda amarela do Programa Estadual Minas Consciente, e não houve retrocesso das atividades econômicas até a presente data.
Os funcionários das barreiras também retornarão ás Secretarias de Saúde e Esporte, onde estavam temporariamente suspensos.
De maneira gradual e responsável, os trabalhos estão sendo retomados em todos os setores. O turismo aos poucos volta a movimentar nossa economia local, e o mais importante: São Lourenço já vive no chamado “novo normal”, onde todos sabem as maneiras de prevenção e os cuidados que precisam ser tomados para evitar a doença. Dessa forma, a prefeitura pede a colaboração de todos para que continuem se prevenindo, tomando todos os cuidados com o uso de máscara, álcool gel e mantendo o distanciamento social.