Informe Epidemiológico Coronavírus 29/06/2020- Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que foram acrescentados 22 óbitos confirmados para covid-19 do município de Belo Horizonte, que foram notificados no momento em que as equipes técnicas da SES estavam concluindo as análises pertinentes ao fluxo de trabalho. Por isso, os óbitos em questão foram inseridos no boletim desta tarde. A SES esclarece, ainda, que esta segunda atualização do dia é uma situação excepcional, com o objetivo de manter os dados alinhados aos de Belo Horizonte.

 

Reforçamos que o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COES) Coronavírus analisa o banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações aos municípios e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer.

 

 

Até o momento foram 43.864 casos confirmados*. Estão em acompanhamento** 17.770 casos e são 25.154 casos recuperados***. Até o momento, foram confirmados 940**** óbitos.

 

O elevado número de casos notificados nas últimas 24h deve-se à modificação na metodologia de coleta de dados, o que permitiu atualizar a situação epidemiológica dos municípios com o total de casos acumulados até hoje. Ressalta-se, portanto, que o número apresentado não retrata a ocorrência de casos nas últimas 24h, mas a atualização dos dados até então não informados pelos municípios.

 

*Total de casos confirmados: soma dos casos confirmados, que não evoluíram para óbito e dos óbitos confirmados por COVID-19.

**Casos em acompanhamento: Casos confirmados de Covid-19, que não evoluíram para óbito, cuja condição clínica permanece sendo acompanhada ou aguarda atualização pelos municípios.

***Casos recuperados: casos confirmados de Covid-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências.

 

Óbitos confirmados: óbitos confirmados para Covid-19.

 

Dos óbitos notificados (N=2.346): 940 foram confirmados, 213 encontram-se em investigação e 1.193 foram descartados para Covid-19.

 

Sobre casos suspeitos: Conforme nova definição de caso preconizada pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES, os casos anteriormente definidos como “suspeitos” passam a ser registrados nos sistemas oficiais de notificação como Síndrome Gripal Inespecífica, por não preencherem, em sua integralidade, critério para investigação laboratorial. Esses casos permanecerão sob acompanhamento das vigilâncias epidemiológicas estadual e municipal, mas deixam de ser tratados como casos suspeitos de COVID-19 e passam a ser tratados como síndromes respiratórias de interesse à saúde.

 

 

Dados parciais, sujeitos a alterações. Atualizado em 29/6/2020. Fonte: COES MINAS/COVID-19/SES-MG.