LUANA, A PEQUENA HEROÍNA DE 10 ANOS QUE SALVOU VIDA DE CRIANÇA ENGASGADA COM PAÇOCA EM MG

O que era para ser apenas mais uma tarde tranquila entre vizinhos na comunidade rural de Fernandes, em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), virou um episódio de heroísmo protagonizado por uma criança. Luana Soares Peixoto, de apenas 10 anos, salvou a vida da pequena Alice Valentina Souza, de 3 anos, após ela se engasgar com uma paçoca.
A rápida e corajosa atitude da menina impressionou a todos: “Percebi que ela ficou vermelhinha e sem respirar. Minha mãe e a mãe da Alice deram tapas nas costas, mas eu disse que estava errado. Aí fui atrás dela, agachei e fiz a manobra que o sargento Fabrício me ensinou na escola. Consegui desengasgar ela”, contou Luana, com a maturidade de quem sabe que fez a diferença.
A técnica utilizada foi a manobra de Heimlich, reconhecida internacionalmente para casos de engasgo, e aprendida por Luana por meio do projeto Bombeiro nas Escolas, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A iniciativa oferece oficinas teóricas e práticas a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, ensinando primeiros socorros, prevenção a acidentes e evacuação de ambientes.
Na manhã de segunda-feira (21), bombeiros do Posto Avançado de São Gonçalo do Rio Abaixo foram até a casa de Luana para homenageá-la. O sargento Fabrício, instrutor responsável pelo treinamento na escola da menina, fez questão de parabenizá-la pessoalmente. “Ver uma estudante tão jovem colocar em prática o que aprendeu com tanta precisão e sangue frio é motivo de muito orgulho. Esse é o verdadeiro objetivo do projeto: formar crianças preparadas para ajudar o próximo”, afirmou.
Somente em 2025, cerca de 172 crianças participaram do projeto em São Gonçalo do Rio Abaixo. Com seu gesto, Luana agora simboliza o poder da educação preventiva e prova que, mesmo pequenos, todos podem ser grandes quando se trata de salvar vidas.
Da redação do Canal Potência com informações do CBMG