Prefeitura oficializa a entrega da obra da Ermida Bom Jesus do Monte

Nesta quinta-feira (04/07) a Prefeitura, através da Diretoria de Cultura realizou a entrega oficial da obra de recuperação da Ermida Bom Jesus do Monte.

As obras de revitalização e restauração deste Patrimônio Tombado, foram realizadas com recursos próprios, ou seja, com verbas advindas da arrecadação de imposto: o ICMS do Patrimônio Cultural. As obras iniciaram em janeiro de 2019, e foram feitas por profissionais capacitados a tanto, que zelaram pela integridade do Patrimônio. A obra compreende também o projeto de segurança e acessibilidade, além de se adequar às atuais normas técnicas do projeto contra incêndio, junto ao Corpo de Bombeiros.

A cerimônia de entrega foi realizada pela Diretora de Cultura, Paula Alves, junto com a Prefeita Célia Cavalcanti e o Cônego Bruno César Dias Graciano, e aconteceu antes da Missa de Dedicação da Ermida, que foi presidida pelo Bispo Dom Pedro Cunha Cruz.

Ermida

Em 10 de agosto de 1891, dia de São Lourenço o Padroeiro de nossa cidade, foi erguida uma grande cruz e celebrada a primeira missa no local onde seria construída a Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte, a primeira Igreja de nosso Município.

A Ermida encontra-se entre as árvores e muito verde, no alto de uma montanha e das águas minerais de São Lourenço. Pequenina, mas que se faz grande, quando refletimos em seu valor histórico, religioso e cultural. Em seu interior, há pinturas de artistas como Maria Klesse, Afonso Engling, Lerez Heilmyer e Henz Schuler. Na década de 70 recebeu a Réplica do Santo Sudário da cidade de Turim, na Itália.

Estes são alguns dos motivos que a levaram a ser tombada por meio de instrumento de proteção legal para patrimônios materiais, através do Decreto Municipal nº4.693 de 28 de Novembro de 2012.