ANVISA APROVA MEDICAMENTO INJETÁVEL CONTRA O HIV

Está aprovado, para uso no Brasil, o primeiro medicamento injetável contra o HIV, vírus causador da Aids. A medida foi anunciada pela a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O medicamento é o Cabotegravir, e se trata de um tratamento preventivo contra a Aids, ou seja, usado para evitar eventuais infecções pelo vírus HIV.

O Cabotegravir é um tipo de terapia conhecida como Prep, ou profilaxia pré-exposição, e é mais prático e eficaz do que os remédios orais, disponíveis atualmente para prevenção de infecções pelo vírus causador da Aids. Lembrando que ainda não há uma vacina disponível contra o vírus.

Hoje, a prevenção da infecção pelo HIV no Brasil é feita com a combinação de dois comprimidos, disponíveis de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que precisam ser tomados diariamente. Já o Cabotegravir é uma injeção muscular, e tem ação prolongada, fazendo efeito a médio e longo prazo.

O registro do novo remédio foi publicado no Diário Oficial da União do último dia 5, a partir da autorização para uso do medicamento no Brasil, dada pela farmacêutica britânica GSK.

O Cabotegravir foi aprovado em 2021 na FDA, a agência reguladora dos Estados Unidos. E no ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso do remédio para prevenção contra o vírus HIV.

Também em 2022, a Fundação Oswaldo Cruz e a Unitaid, agência global de saúde ligada à OMS, anunciaram um estudo de implantação do remédio no Brasil, para avaliar a viabilidade de implementação no SUS.

Fonte: Agência Brasil